Páginas

"Não nos tornamos iluminados por imaginarmos figuras de luz, mas por nos tornarmos conscientes da escuridão. O segundo procedimento, no entanto, é desagradável e, portanto, impopular." Carl Jung


Aulas Particulares Iniciante/ Intermediário/ Avançado/ Lua Negra/ Interpretação


domingo, 29 de julho de 2012

Seu lado Sombra...


Uma das principais questões que os humanos estarão trabalhando nos próximos meses é a necessidade de reconhecer, abordar e liberar seu lado sombrio.

O lado sombrio é esse aspecto do eu que geralmente é considerado não aceitável pela família, religião e cultura em que o indivíduo se desenvolve.

Na verdade, ele é uma parte muito importante da natureza humana e é necessário como um equilíbrio para o aspecto que é considerado aceitável.

Seu mundo ilusório opera com opostos - certo e errado, amor e ódio, rápido e lento, etc. - e para a harmonia fluir estes opostos devem estar equilibrados.

O que normalmente acontece, entretanto, é que um lado é considerado "bom" e o outro "ruim", e o lado ou aspecto que é considerado ruim é ou mantido oculto ou está enterrado profundamente nos reinos subconscientes da mente.

Fazer isto provoca estresse e tensão e limita severamente suas capacidades criativas.

Quando vocês olham para as vidas e trabalhos de algumas de suas pessoas mais criativas, vocês podem ver que o lado sombrio delas - inaceitável - esteve muito envolvido com o trabalho criado por elas e também em suas vidas e comportamentos diários, e isto é ou ignorado ou aceito condescendentemente como o "preço" que as pessoas têm que pagar por "permiti-los" (os que são inacreditavelmente criativos) entretê-las com suas grandes habilidades e talentos.

Mas isto continua inaceitável para qualquer outro que se comporte como eles.

O não reconhecimento do lado escuro ou sombrio leva muitos à psicose.

Outros se envolvem com seu lado sombrio e o usam para tirar vantagens dos outros e até para controlá-los.

Aqueles com inclinação religiosa normalmente repreendem-se e abusam de si por causa dos pensamentos e sentimentos "ruins" devido às suas convicções a respeito de sua não aceitação.

Mas esses pensamentos e sentimentos são bem normais: eles fazem parte da sua identidade humana.

Então, observem-nos sem atuar neles - tentar reprimi-los faz com que eles intensifiquem seus esforços para atrair a atenção de vocês, possivelmente levando vocês a estar permanentemente em guerra com vocês mesmos - e equilibrem-nos com os aspectos que vocês consideram aceitáveis ou "bons".

Quando vocês se permitem refletir sobre o que previamente é considerado com inaceitável, até mal, em vocês mesmos, ele se torna menos ameaçador e vocês descobrem que, de fato, ele os ajuda em suas tomadas de decisão porque lhes dá um quadro muito mais claro das questões envolvidas e como vocês verdadeiramente se sentem a respeito delas.

Ele possibilita que vocês vivam de um modo equilibrado e criativo, ao invés de seguir inflexivelmente caminhos que vocês sempre seguiram, acreditando que eles são óbvia e inquestionavelmente corretos.

Muitos de vocês se deparam com situações como estas se tiverem filhos, porque eles constantemente questionam tudo e se suas exigências forem despropositadas, eles lhes dirão.

Então, ou vocês têm que usar a informação deles para rever e reavaliar suas exigências sobre eles, ou vocês podem insistir inflexivelmente que vocês são o chefe e eles devem fazer como vocês lhes dizem "ou então..."!

Recordem-se de sua própria infância e de como frustrantes podem ser as exigências e as regras paternas.

Agora, olhando para trás, vocês podem ver que algumas faziam muito sentido, mas também havia outras que não faziam.

Então, revejam, reavaliem e deixem ir quaisquer atitudes, padrões de pensamento ou comportamentos inflexíveis a que vocês podem estar entregues e desfrutem a enorme sensação de liberdade que isto lhes dá.

Todos os deveria deveriam ser questionados. Mas as pessoas simplesmente parecem aceitá-los e agir de acordo, ou então recusar e acabar se sentindo culpadas.

E o resultado é fadiga e depressão já que vocês frequentemente trabalham contra sua inclinação, sua intuição e seus próprios desejos absolutamente razoáveis.

Disciplina e rotina são partes muito necessárias de suas vidas na ilusão, caso contrário, a roupa suja não seria lavada, as crianças não seriam alimentadas e seu patrão poderia despedi-los.

No entanto, não permitam que elas governem suas vidas: elas estão aí para assisti-los, não para governá-los, e ainda assim muitos de vocês parecem ser governados.

Se for assim que suas vidas lhes parecem, então vocês precisam investigar seu lado sombrio - vocês os tem reprimido totalmente para sobreviver num ambiente inamistoso e hostil?

Abram-se para todos os seus pensamentos e sentimentos, observem-nos sem julgamento e vocês mais provavelmente descobrirão que vocês têm se governado, por pelo menos algum tempo, com uma mão de ferro inflexível.

Vocês também verão que podem relaxar, romper suas regras autoimpostas e descobrir que não acontece nenhuma catástrofe.

Na verdade, a vida, mesmo na ilusão, pode ter bem menos pressão e muito mais diversão se vocês simplesmente permitirem-se ser vocês mesmos!

Seu amoroso irmão, Jesus

Nenhum comentário:

Postar um comentário