Páginas

"Não nos tornamos iluminados por imaginarmos figuras de luz, mas por nos tornarmos conscientes da escuridão. O segundo procedimento, no entanto, é desagradável e, portanto, impopular." Carl Jung


Aulas Particulares Iniciante/ Intermediário/ Avançado/ Lua Negra/ Interpretação


quinta-feira, 15 de maio de 2014

A verdade sobre o Colesterol

Grande erro! - Sem inflamação, o colesterol não se acumula nas paredes dos vasos sanguíneos e não causa doença cardíaca.

Nós, médicos, com todos os nossos treinamentos, conhecimento e autoridade, muitas vezes adquirimos um ego bastante grande, que tende a tornar difícil admitir que estamos errados. Então, aqui está. Admito estar errado. Como cirurgião cardíaco com 25 anos de experiência, tendo realizado mais de 5.000 cirurgias de coração aberto, hoje é meu dia para corrigir o errado com fatos médicos e científicos.

Eu treinei por muitos anos junto com outros médicos proeminentes, rotulados como "formadores de opinião". Bombardeado pela literatura científica, sempre participando de seminários de educação, nós formadores de opinião insistimos que a doença cardíaca resulta do simples fato do colesterol sanguíneo elevado.

A única terapia aceita era a prescrição de medicamentos para baixar o colesterol e uma dieta restringindo severamente a ingestão de gordura. Esta última, insistíamos, baixar o colesterol e evitar as doenças cardíacas. Os desvios destas recomendações foram consideradas heresia e poderiam possivelmente resultar em negligência.

ISTO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO !

Estas recomendações não são mais cientificamente ou moralmente defensáveis. A descoberta, há alguns anos atrás, de que a inflamação na parede da artéria é a verdadeira causa da doença cardíaca está levando lentamente a uma mudança de paradigma na forma como as doenças cardíacas e outras enfermidades crônicas estarão sendo tratadas.

As recomendações dietéticas estabelecidas há muito tempo têm criado epidemias de obesidade e diabetes, cujas conseqüências superam qualquer praga histórica em termos de sofrimento, mortalidade humana e terríveis conseqüências econômicas.

Apesar do fato de que 25% da população americana tome caros medicamentos de estatina e, apesar do fato de termos reduzido o teor de gordura de nossa dieta, este ano mais americanos vão morrer de doença cardíaca mais do que nunca.

Estatísticas da Associação do Coração nos USA mostram que 75 milhões de americanos atualmente sofrem de doenças cardíacas, 20 milhões têm diabetes e 57 milhões têm pré-diabetes. Esses transtornos estão afetando as pessoas cada vez mais jovens em maior número a cada ano.

Dito de forma simples, sem a presença de inflamação no corpo não há como o colesterol se acumular na parede dos vasos sanguíneos e causar doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais. Sem a inflamação, o colesterol se movimentaria livremente por todo o corpo como a natureza mandasse. É a inflamação que faz o colesterol ficar preso nas artérias.

A inflamação não é complicada - é simplesmente a defesa natural do seu corpo a um invasor estranho, tais como bactérias, toxinas, ou vírus. O ciclo de inflamação é perfeito na forma como ele protege o corpo contra esses invasores virais e bacterianos. No entanto, se cronicamente se expõe o corpo à agressão por toxinas ou alimentos que o corpo humano não foi projetado para processar, uma condição chamada inflamação crônica pode ocorrer. A inflamação crônica é tão prejudicial quanto a inflamação aguda é benéfica.


Que pessoa ponderada iria voluntariamente se expor repetidamente a alimentos ou outras substâncias que são conhecidas por causar lesão para o corpo? Bem, talvez os fumantes, mas pelo menos eles fizeram essa escolha intencional.

O resto de nós simplesmente seguia a dieta recomendada dominante, que é pobre em gordura e rica em gorduras polinsaturadas e carboidratos, não sabendo que estavam causando prejuízo repetido para os nossos vasos sanguíneos. Esta lesão repetida cria uma inflamação crônica que leva à doença cardíaca, acidente vascular cerebral, diabetes e obesidade.

Deixe-me repetir isso. A lesão e inflamação em nossos vasos sanguíneos é causada pela dieta de baixo teor de gordura recomendada por anos pela medicina convencional.

Quais são os maiores culpados pela inflamação crônica? Muito simplesmente, eles são a sobrecarga de hidratos de carbono simples, altamente processados (farinha, açúcar, e todos seus derivados) e o excesso de consumo de óleos Omega-6 vegetais, como soja, milho e girassol, que são encontrados em muitos alimentos processados.

Tire um momento para visualizar o ato de esfregar uma escova dura repetidamente sobre a pele macia até que ela fique muito vermelha e quase sangrando. Mantenha esse ato várias vezes ao dia, todos os dias, por cinco anos. Se você pudesse tolerar essa dolorosa escovação, você teria uma área sangrenta e infectada, tornando-se pior a cada lesão repetida. Essa é uma boa maneira de visualizar o processo inflamatório que pode estar acontecendo em seu corpo agora.

Independentemente de onde o processo inflamatório ocorre, externamente ou internamente, é o mesmo. Eu olhei dentro de milhares e milhares de artérias. Uma artéria doente parece que alguém pegou uma escova e esfregou repetidamente contra sua parede. Várias vezes por dia, todos os dias, os alimentos que comemos criam pequenas lesões, se compondo com mais lesões, fazendo com que o corpo responda de forma contínua e adequada com a inflamação.

Enquanto nós saboreamos o gosto tentador de um pão doce, o nosso corpo responde de forma alarmante como se um invasor estrangeiro chegasse a declarar guerra. Alimentos carregados de açúcares e carboidratos simples, ou processados com óleos ômega-6 para ter longa vida de prateleira têm sido a base da dieta americana durante seis décadas. Esses alimentos vem envenenando a todos lentamente.

Como comer um simples pão doce pode criar uma cascata de inflamação e lhe deixar doente?

Imaginem derramando calda em seu teclado do computador e você tem um visual do que ocorre dentro da célula. Quando consumimos carboidratos simples como o açúcar, o nível de açúcar no sangue sobe rapidamente. Em resposta, o pâncreas segrega insulina, cuja principal finalidade é levar açúcar para cada célula, onde é armazenado para energia. Se a célula já está cheia e não precisa de glicose, é rejeitada, a fim de evitar o trabalho extra de usinagem do açúcar.

Quando as células já devidamente abastecidas de açúcar rejeitam a glicose extra, o açúcar no sangue sobe produzindo mais insulina e a glicose se converte em gordura armazenada.

O que tudo isso tem a ver com a inflamação? O açúcar no sangue é controlado numa faixa muito estreita. Moléculas de açúcar extra anexam-se a uma variedade de proteínas que, por sua vez, agridem a parede do vaso sanguíneo. Esta lesão repetida na parede do vaso sanguíneo desencadeia a inflamação. Quando você varia o pico do nível de açúcar no sangue várias vezes por dia, todos os dias, é exatamente como colocar uma lixa no interior de seus delicados vasos sanguíneos

Embora você não possa ser capaz de ver, tenha a certeza de que está lá. Eu vi em mais de 5.000 pacientes cirúrgicos, ao longo de 25 anos, que todos compartilhavam um denominador comum - inflamação em suas artérias.

Vamos voltar para o pão doce. Essa delícia de aparência tão inocente não apenas contém açúcares, mas também é assada em um dos muitos óleos ômega-6, como o de soja. Batatas fritas são embebidas em óleo de soja, alimentos processados são fabricados com óleos ômega-6 para ter a vida mais longa. Enquanto ômega-6 são essenciais, eles são parte de cada membrana da célula controlando o que entra e sai da célula - eles devem estar em equilíbrio correto com o ômega-3.

Se o equilíbrio se desloca pelo consumo excessivo de ômega-6, a membrana celular produz substâncias químicas chamadas citocinas, que causam diretamente a inflamação. A dieta convencional de hoje dos americanos tem produzido um extremo desequilíbrio dessas duas gorduras Omega-6 e Omega-3. A proporção de desequilíbrio varia de 15:1 até um máximo de 30:1 a favor de ômega-6. Isso é uma tremenda quantidade de citocinas que causam inflamação. No atual ambiente de alimentos, uma proporção de 3:1 seria ideal e saudável.

Para piorar a situação, o excesso de peso que você está carregando por comer esses alimentos cria células sobrecarregadas de gordura, que produzem grandes quantidades de substâncias químicas pró-inflamatórias, que se somam ao prejuízo causado por ter açúcar elevado no sangue. O processo iniciado por um pão doce se transforma em um ciclo vicioso ao longo do tempo que cria a doença cardíaca, a pressão arterial elevada, diabetes e, finalmente, a doença de Alzheimer, pois o processo inflamatório continua.

Não há como escapar do fato de que, quanto mais nós consumimos alimentos processados e industrializados, mais acionamos o interruptor da inflamação pouco a pouco cada dia. O corpo humano não consegue processar, nem foi concebido para consumir, alimentos envoltos em açúcares e embebidos em óleos ômega-6.

Há apenas uma resposta para acalmar a inflamação, que é, retorne aos alimentos mais perto de seu estado natural. Para construir músculos, coma mais proteínas. Escolha carboidratos que são muito complexos, como frutas e vegetais coloridos. Reduza ou elimine as gorduras que causam inflamação, as gorduras ômega-6, como óleo de milho e de soja e os alimentos processados que são feitos a partir deles. Uma colher de sopa de óleo de milho contém 7.280 mg de ômega-6, soja contém 6.940 mg. Em vez disso, use azeite ou manteiga de gado alimentado com capim (gordura animal selecionada).

A Cura Para as Doenças Cardíacas e a Grande Mentira Sobre o Colesterol

Gorduras animais contêm menos de 20% de ômega-6 e são muito menos propensas a causar a inflamação que os óleos polinsaturados rotulados supostamente como saudáveis. Esqueça a "ciência" que tem sido martelada em sua cabeça ao longo de décadas. A ciência que a gordura saturada por si só causa doença cardíaca é inexistente. A ciência que a gordura saturada aumenta o colesterol no sangue também é muito fraca. Agora que nós sabemos que o colesterol não é a causa de doença cardíaca, a preocupação com a gordura saturada ficou hoje ainda mais absurda.

A teoria do colesterol levou às recomendações da “gordura zero” e do “baixo teor de gordura”, recomendações que por sua vez, criaram muitos dos alimentos agora causando uma epidemia de inflamação. A Medicina tradicional cometeu um erro terrível quando aconselhou as pessoas a evitar a gordura saturada em favor de alimentos ricos em gorduras ômega-6. Temos agora uma epidemia de inflamação arterial levando a doenças cardíacas e outros assassinos silenciosos.

O que você pode fazer é escolher alimentos integrais que sua avó usava e não aqueles que sua mãe compra nos corredores do supermercado cheios de alimentos industrializados. Ao eliminar alimentos inflamatórios e adicionar nutrientes essenciais vindos de produtos alimentares frescos não processados, você irá reverter anos de danos nas artérias e em todo o seu corpo, por consumir a dieta típica americana.

Ed. Nota: Dr. Dwight Lundell é o antigo Chefe de Gabinete e Chefe de Cirurgia no Hospital do Coração Banners, Mesa, AZ. Sua prática privada, no Centro de Atendimento Cardíaco foi em Mesa, Arizona. Recentemente o Dr. Lundell deixou a cirurgia para se concentrar no tratamento nutricional de doenças cardíacas. Ele é o undador da Fundação Humanos Saudáveis, que promove a saúde humana com o foco em ajudar grandes corporações a promover o bem estar. Ele é o autor de A CURA PARA AS DOENÇAS CARDÍACAS e A GRANDE MENTIRA SOBRE O COLESTEROL.

Fonte: http://www.newrealities.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário