Páginas

"Não nos tornamos iluminados por imaginarmos figuras de luz, mas por nos tornarmos conscientes da escuridão. O segundo procedimento, no entanto, é desagradável e, portanto, impopular." Carl Jung


Aulas Particulares Iniciante/ Intermediário/ Avançado/ Lua Negra/ Interpretação


quarta-feira, 14 de maio de 2014

Lua Cheia de Touro-14.05.14

Lua Cheia de Touro
Hoje ocorre o ápice da Lua Cheia, às 16:15, no grau 23 55 de Touro-Escorpião.
Muitos comemoram o Wesak, iluminação de Buda.
Esse eixo fala de valores Meus e dos Outros
Saturno em Escorpião está pedindo comprometimento e evolução dos valores desde 2012, e hoje a Lua vai estar conjunta com ele, refletindo a transformação necessária, que nem sempre ocorre de forma leve.
Do ponto de vista coletivo, Escorpião mostra as faces obscuras da sociedade, violência, manipulação, morte, etc.
Mas do ponto de vista pessoal isso ressoa em nossa psique, colocando em evidência o que está escondido, como também todo nosso medo de nos comprometermos com algo, o que Saturno vem trabalhando nesses 2 anos em Escorpião.
Sol e Saturno já fizeram sua oposição na semana passada, e se sabe que Touro não gosta de mudanças, mas Saturno disse para ele que se não mudar sua forma de viver, cedo ou tarde o que foi construído irá ruir.
Essa Lua tem grande potencial positivo em termos psíquicos e materiais se elevarmos nossa consciência, fortalecermos nosso emocional e desapegarmos do que não deu certo, ou do que não é para nós.
Mercúrio está em quincunce com Plutão, Vênus em conjunção Urano e também aspectando Plutão de forma tensa, mostrando mais uma vez que a mente e os desejos vão entrar em choque e precisam de reajuste para haver crescimento positivo.
Vênus em Áries e Mercúrio em Gêmeos estão com pressa, Mercúrio quer fazer o que pensa, pois em Gêmeos o racional fala mais alto, já Vênus no signo do guerreiro acha que pode tudo, porém Plutão fala de energia psíquica coletiva, exigindo muita seriedade, mudança de padrões, formas de poder e expurgo do que não serve mais em nosso comportamento e na sociedade.
Precisamos pensar na evolução como um todo, pois de que adianta TER tudo e por dentro não SER nada.
Sentir é a chave para se libertar!


Abaixo alguns trechos Budistas que falam bem sobre as questões do eixo Touro-Escorpião.

-Em maior ou menor proporção, sofremos com mágoas, morte física, perdas, tristeza - há infelicidades na vida. Não negue isso, mas fique alerta com seu sofrimento.
Mestres e meditadores encaram com muita consciência os momentos de dor. E o homem moderno cria toda espécie de fuga contra as origens da dor: álcool, cigarro e drogas variadas. São João da Cruz, que passou por momentos de muita dor, escreveu Noites escuras, um clássico meditativo. Ele nos diz que a solidão nesses momentos pode nos tornar conscientes e nos ajuda a ultrapassar algumas situações.

É necessário entrar em contato com o sofrimento, e não fugir dele.A vida não é só felicidade.
Sucesso não é ser feliz. Sucesso é ser você.
Suzuki, o mestre zen, escreveu: "Toda dor vem do desejo de não sentirmos dor".

1ª parte: o caminho da compreensão dos fatos. Ter consciência.
Buda dizia que este mundo é saha - ou seja, impossível de apegar-se, pois nada é permanente.
Olhe o mundo sem ilusões ou distorções. Enxergue a verdadeira natureza de todas as coisas por detrás das ilusões. A verdade do que existe, e não de suas expectativas. Conheça suas raízes de luz e de sombra e seja consciente delas.
2ª parte: o caminho do pensamento e da intenção correta. Falar mentalmente com benevolência.
É o falar com a mente, é a necessidade de a usarmos sem egoísmo. Trata-se do contentamento e das expectativas honestas no pensar em si e pensar nos outros.
A Dhammapada, um texto sagrado do budismo que reflete as palavras de Buda, é inspirador para entendermos a intenção correta:
"O pensamento se manifesta como uma palavra na mente,
A palavra se transforma em uma ação,
A ação se transforma num hábito,
E o hábito se cristaliza como temperamento".
Portanto, fique consciente de seus pensamentos e dos resultados deles. E faça com que brotem na compaixão e no respeito para com todos os seres.
Da mesma forma que a sombra segue o corpo, nós nos tornaremos aquilo que pensamos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário